sábado, 12 de março de 2011

S O S LITORAL

                                    
Marco Dias
                                                                                                             

Solidariedade, essa é a palavra que deve dominar os corações e as mentes por esses dias. Seu significado deve materializar-se em ações reais de ajuda às vítimas das chuvas torrenciais que vem castigando o nosso litoral.

Não vou falar de números, mas sabemos que são muitos os desabrigados em Guaratuba, Paranaguá, Morretes e em Antonina. Centenas de pessoas estão precisando de ajuda, numa proporção que vai além das possibilidades do poder público das cidades atingidas.

Por isso é necessário que cada um de nós contribua. É preciso formar uma corrente de solidariedade capaz de resgatar a cidadania tomada de tantas famílias por essas águas de março.

Certamente que a grande mídia tem um papel crucial a cumprir nessa campanha. As emissoras de TV, as rádios e os grandes jornais têm a obrigação moral de veicular uma grande campanha de utilidade pública por donativos. E não há dúvidas de que não faltarão à responsabilidade.

Nós, humildemente, estaremos nas primeiras fileiras dos que arregaçarão as mangas.

Adam Smith, o mais clássico dos economistas, formulou a sua teoria da mão invisível para provar que no capitalismo os indivíduos acabam fazendo o bem comum sem querer, pois quando perseguem somente o interesse pessoal, o lucro, o resultado de seu trabalho, independente de sua vontade, atuando como uma mão invisível, dá emprego, salários, riquezas. Muita gente gosta de repetir essa velha teoria do antigo economista inglês para camuflar sua desumanização. Esquecem ou desconhecem que em "A riqueza das nações", livro em que Smith resumiu o funcionamento do sistema capitalista, a famosa teoria da mão invisível é apenas uma metáfora para a defesa da iniciativa privada, só um capítulo, e que o autor também fala em solidariedade humana e em ajuda aos mais necessitados. 

Espero, sinceramente, termos força suficiente para organizar um grande S O S  LITORAL, com muito trabalho e calor humano, com capacidade para ajudar a quem precisa e quebrar o gelo dos corações petrificados. É hora de mãos de verdade: mão no bolso, mão na consciência, mão na massa...

Uma boa noite para todos.



Fonte: http://blogatuante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem vindos