sábado, 22 de janeiro de 2011

É pau, é pedra, é o fim do caminho...

Uma entre tantas boas da bossa nova do Tom Jobim, falava da força das chuvas de final de verão: ..."é pau é pedra é o fim do caminho...são as águas de março fechando o verão..." Nos últimos anos as mudanças climáticas fizeram essas águas crescerem e derramarem já em janeiro, produzindo tragédias lamentáveis em grandes e pequenas cidades do país.

E mais uma vez catástrofes anunciadas pupulam nos primeiros dias do ano: São Paulo, Minas, região serrana do Rio, Santa Catarina... Uma triste coleção acontecimentos que, além da questão da sustentabilidade ecológica a nível global, põe o fator habitação no centro do problema.

Todos temos que reconhecer: ninguém mora em favelas, encostas de morros ou qualquer área de risco por livre opção. A precariedade da habitação popular Brasil a fora é consequência da falta de investimento público e de financiamento, acumulados por décadas e décadas. A questão climática apenas tornou o problema dramaticamente mais agudo, premente de medidas urgentes.

Entre elas, duas são urgentíssimas: prevenção e financiamento livre de burocracia.

Prevenir é e sempre será mais humano, mais racional e mais barato que remediar. O poder público tem ai um papel crucial a cumprir, não somente na prevenção mais elementar, mas também disponibilizando áreas propícias para suprir a construção de novas moradas populares que venham a eliminar o histórico déficit habitacional brasileiro.

A outra ponta da linha que pode desatar o nó, está no financiamento. Os agentes do mercado imobiliário, a começar por medidas do governo federal para o sistema financeiro, precisam urgentemente desburocratizar a operação financeira, torná-la simples, rápida e mais barata, verdadeiramente acessível ao povo.

Como diz o velho ditado, "do couro tem que sair a corrêia", para todos.

Temos muito que fazer. Mãos à obra! Para que possamos continuar cantando: "São as águas de março fechando o verão / É promessa de vida no teu coração"


Marco Dias

Fonte: http://blogatuante.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, críticas e sugestões são sempre bem vindos